
Tendo em vista as últimas notícias veiculadas na mídia a respeito de Cobranças indevidas pelo INSS nos pagamentos dos segurados, o Diretor Geraldo desenvolveu esse Simulador com intuito de ajudar você a verificar se no pagamento de seu Benefício ocorreu algum desconto indevido.
Trata-se de uma equação rápida com base na informação dos seus benefícios INSS dos meses de dezembro a janeiro de cada ano a partir do mês de dezembro de 2018.
Basta informar (nas células em AMARELO) o valor líquido do benefício INSS (que consta no seu contracheque FUNCEF) recebido nos referidos meses bem como o valor de eventuais PARCELAS de empréstimos consignados junto ao INSS.
Uma fonte de consulta alternativa pode ser o valor líquido do benefício INSS constante do seu extrato bancário quando você recebe o benefício INSS separado do Benefício FUNCEF.
A partir daí o SIMULADOR vai calcular o índice de reajuste do seu benefício em janeiro de cada ano e comparar com o INPC efetivo que reajustou seu benefício.
Após a inserção dos valores referentes ao seu benefício INSS o SIMULADOR vai apurar eventuais diferenças entre os índices de reajustes efetivos e calculados.
Após inserção dos seus dados SALVE o arquivo com seu nome. Se o RESULTADO na última coluna (DIFERENÇA) for MENOR do que 0,00% é bem provável que no seu benefício ocorreram débitos indevidos de taxas de mensalidades das entidades envolvidas nas fraudes do INSS, principalmente se permaneceram de um ano para outro.
O simulador é uma contribuição do nosso Diretor Técnico Geraldo Antônio da Silva que pode ser baixado aqui:
SIMULADOR COBRANÇA INDEVIDAS INSS (V.1.0)
Diretoria da ANIPA
07/05/2025