

Mensagem da nossa Diretora Presidente (gestão 2018-2021) Vania Lacerda
Mensagem de Encerramento da Gestão 2018-2021
Aos colegas da ANIPA
No encerramento da gestão 2018/2021, de que tive a honra de ser Diretora Presidente, farei aqui algumas considerações e um breve relato.
Nesse período, nos empenhamos em deixar a nossa Associação cada vez mais forte, mais capaz de defender os direitos de todos.
Estruturamos a Associação, sem fazer crescer sua estrutura administrativa, que continua enxutíssima, mas contratando as assessorias profissionais indispensáveis ao enfrentamento dos enormes desafios: assessorias jurídica, atuarial e parlamentar. Além das assessorias permanentes, buscamos também outros profissionais, conforme a demanda, qualificando sempre o leque que nos atende. Hoje, a ANIPA tem profissionais gabaritados, com os quais podemos contar.
Recebemos com alegria 2.538 novos associados, que nos distinguiram com sua confiança, o que representa um crescimento de mais de 50% sobre a base anterior.
Atendendo a inequívoca necessidade dos associados, fizemos uma reforma estatutária no final de 2019, ampliando a área de atuação da ANIPA. Até ali, a finalidade de nossa Associação era voltada exclusivamente para as demandas da FUNCEF. A partir dessa mudança, pudemos trabalhar em outras frentes, como o Saúde Caixa, e quaisquer outras questões que tenham relevância e impacto geral.
Na arena judicial, a respeito do equacionamento acreditamos ter implementado todas as medidas judiciais cabíveis:
- A gestão temerária, os investimentos fraudulentos, cujas consequências corroem nossos contracheques, e cuja cobertura pedimos que seja atribuída à Caixa, foram objeto de 5 Ações Civis Publicas entre 2019 e 2021, buscando atender as novas levas de associados.
- Ação da Tabua Atuarial e outras demandas, onde também se busca responsabilização da Caixa, foi ajuizada em 2020.
- embora entendamos que as medidas judiciais possíveis a respeito do equacionamento já foram tomadas, de toda forma a ANIPA fez também Protestos Interruptivos de Prescrição, em 2019, o que garante a possibilidade de outras medidas judiciais, caso fatos novos assim o exijam.
Sobre o Saúde Caixa, ajuizamos Ação em 2020, pedindo sua manutenção nos mesmos moldes, como direito adquirido.
E também em 2020 a ANIPA recorreu à Justiça para a manutenção do Quórum Qualificado no estatuto da FUNCEF.
Colaboramos inequivocamente para que a ANIPA seja respeitada em todos os fóruns, sendo hoje já ponto pacífico seu lugar como entidade cuja voz é ouvida por seus pares, e que qualifica as discussões.
Nos aproximamos de um dos objetivos colocados lá no inicio dessa gestão, que era de aproximar a ANIPA de seus associados. Para isso, entre 2018 e 2019 fizemos várias reuniões estaduais, em SP, no RJ, no RS, em SC, em MG, e certamente teríamos vários outros estados nessa lista, não fosse a pandemia ter interrompido completamente os deslocamentos físicos.
Sabedores de que é preciso ocupar os espaços virtuais, criamos grupos de WhatsApp, por estado ou região, de forma que os associados conheçam e se aproximem da sua associação, e até possibilitando que se conheçam uns aos outros.
Muito ficou por fazer, mas certamente muito foi feito. Hora de agradecer a todos que ajudaram, de uma ou outra forma, aqueles que confiaram em sua associação, e compreenderam as limitações e possibilidades de nosso trabalho.
Hora de agradecer aos companheiros de gestão, fiéis em todas as horas, e vários dos quais assumem o encargo de mais um triênio.
Hora de agradecer a nova gestão que assume, com a tranquilidade de que tem o DNA da ANIPA, e são todos merecedores de carregar esse estandarte. Boa sorte, sucesso, Ivan Theisen e demais colegas!
No Conselho Fiscal, volto a ser aquilo que na verdade nunca deixei de ser: servidora e sentinela da ANIPA.
Abraço a todos!
“Cumpri contra o destino meu dever.
Inutilmente?
Não, porque o cumpri.”
Fernando Pessoa