ANIPA se manifesta contra o Voto de Qualidade

Presidente do conselho Deliberativo da FUNCEF usa Voto de Qualidade

Ao Presidente do Conselho Deliberativo da FUNCEF

A FUNCEF acaba de nomear uma nova Gerente para a área de Auditoria, selecionada pelo Conselho Deliberativo. Consideramos normais e rotineiras as mudanças de quadro em nossa Fundação, e o nome escolhido não nos merece reparos ou críticas. Também consideramos adequado que a seleção seja feita pelo Conselho Deliberativo, instância máxima de nossa Fundação. Porém, conforme informações amplamente conhecidas, e até divulgadas pela mídia, a escolha da nova Gerente se deu com o uso do Voto de Qualidade por parte do presidente do CD.

Protestamos fortemente contra esse uso do Voto de Qualidade. Ainda que o instrumento seja de fato prerrogativa legal do presidente do Conselho, não é cabível que ele seja usado com essa facilidade, sem que se envidem todos os esforços em busca do consenso.

A FUNCEF é um bom empregador, proporciona benefícios generosos, oferece ótima remuneração a seus empregados acima, inclusive, do que permitiria sua situação deficitária. Certamente havia muitos candidatos ao cargo. Entre todos, não nos parece crível que não houvesse alguém capacitado, que pudesse ser selecionado com a concordância de TODOS os membros do CD.

O Voto de Qualidade desestabiliza completamente o equilíbrio que tem que existir entre Patrocinadora e Participantes, e é visto sempre com desconfiança pelos participantes e assistidos da FUNCEF.

Que as decisões do nosso Conselho Deliberativo busquem sempre o equilíbrio e a concordância de todos os seus membros, que se discutam exaustivamente as questões polêmicas até encontrar solução que possa atender a todos – essa é a nossa expectativa.

Vania Telma Lacerda de Souza
Diretoria Presidente da ANIPA
Associação Nacional Independente dos Participantes e Assistidos da FUNCEF

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *